H’Animação Infantil
12 AGOSTO, SÁBADO

Oficinas Infantis – As emoções como motores de saúde e bem-estar
10h00 e 11h30
Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso
Destinatários: Crianças e jovens dos 6 aos 15 anos. Com limite máximo de 20 inscrições por sessão.
No dia 12 de agosto o projeto educativo vai dinamizar um ateliê, que visa trabalhar as emoções como veículo promotor de saúde e bem-estar.
O ateliê inicia com um jogo “quebra gelo” em que todos os participantes se irão apresentar ao grupo e de seguida serão desafiados a expressar as emoções, através de mimica. Todo o grupo será desafiado a imitar essa emoção.
Serão convidados ainda a explorar as suas emoções, utilizando os sentidos como o olfato, o tato, a audição e a expressar esses sentimentos/emoções. Para esta atividade serão disponibilizados diferentes cheiros, materiais e sons.
Por fim serão desafiados a elaborar um emoji onde representam uma emoção.
O objetivo é a partilha de emoções, e a criação de laços entre todos os elementos do grupo.
Faz já a tua inscrição aqui
13 AGOSTO, DOMINGO

Insufláveis
15h00 – 20h00
Mercado Municipal

Frutificar
17h00
Mercado Municipal
O projeto “𝐅𝐫𝐮𝐭𝐢𝐟𝐢𝐜𝐚𝐫” realizar sessões pedagógicas de educação alimentar no ensino pré-escolar público de Amarante, nomeadamente do Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza-Cardoso e Agrupamento de Escolas de Teixeira de Pascoaes, com a missão de ensinar a relacionar os benefícios nutricionais com as texturas e a experimentação dos alimentos.
Realizadas durante o horário escolar, estas sessões começam com uma história sobre “o menino que não queria comer”. De seguida, as crianças são convidadas a refletir e reproduzir o que aprenderam com a história, fazem prova de alimentos e exploram as diferentes cores e benefícios. No final, recebem desafios para cumprir ao longo das semanas como, por exemplo, experimentar alimentos diferentes e comer a sopa com os hortícolas inteiros.
Recorde-se que o projeto “Frutificar” foi criado pelo Município de Amarante no ano letivo 2015/2016 com o objetivo de promover hábitos de alimentação saudável desde tenra idade e combater a obesidade infantil. Mas também melhorar a qualidade nutricional da oferta alimentar em meio escolar, contribuindo para reduzir o risco de doenças crónicas associadas à obesidade; e aproximar as crianças ao mundo rural dando a conhecer a proveniência dos alimentos.

Saber&Mexer
17h00
Mercado Municipal
O jogo Saber & Mexer é um jogo de tabuleiro que pretende reunir as famílias em equipas e testar os seus conhecimentos sobre Alimentação e Saúde; Desperdício; Ambiente e Sustentabilidade, Literacia Financeira e Atividade Física.
Através da mímica, perguntas, desenho e movimento, as famílias aprendem enquanto se divertem.
Com este jogo o Município pretende ter crianças mais informadas, mais saudáveis, mais responsáveis e ter um futuro mais sustentável.
Refira-se que para concluir o jogo “Saber & Mexer”, o município contou com o contributo da DECO na análise das questões relacionadas com a proteção de dados, direitos de imagem e direitos de autor, e da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, que validou cientificamente os conteúdos do jogo.

Máquina de Embrulhar Poemas
18h00
Mercado Municipal
E se uma máquina embrulhasse poemas, versos, cantigas e lengalengas? E se das máquinas brotassem poesia, gritos, canções? Nesta sessão, cada poema é uma paragem, é uma história e uma viagem, um enredo onde se embrulham poemas e coisas que rebentam da terra, que saltam das nuvens e dos locais mais inesperados. Afinal, a poesia é isso mesmo, a beleza desenfreada do inesperado.
Público | ≥ 6 anos
Duração | 40 minutos
15 AGOSTO, TERÇA-FEIRA

Slide and SplaSH
15h00 – 19h00
Rua Capitão Augusto Casimiro (junto ao Tribunal)
Todas as pessoas devem respeitar os monitores e responsáveis da organização no que toca à utilização deste espaço, acessível a qualquer pessoa de qualquer idade.
Está interdito o acesso aos divertimentos com alimentos e/ou bebidas. É proibido o uso de calçado e/ou objetos que possam danificar os equipamentos.
A segurança e bem-estar das crianças é da responsabilidade dos seus acompanhantes, sendo por isso obrigatório o acompanhamento de todas as crianças por um adulto.